Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

MAIS MARIA, MENOS MARTA.


“Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” – Lucas 10:42b

O Evangelho de Lucas nos conta a história de duas mulheres, irmãs, que hospedaram Jesus e seus discípulos. Na ocasião, Marta corria pra cima e pra baixo, arrumando a casa, cozinhando a janta, colocando as coisas no lugar, enquanto sua irmã Maria estava sentada aos pés de Jesus ouvindo a sua palavra.
Marta, incomodada com a situação, pergunta a Jesus: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” (vs. 40). Acredito que boa parte de nós faria exatamente segundo o conselho de Marta e colocaria Maria na posição e função de servir!
No entanto, não é o que Jesus faz: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária.” (vs. 41 e 42a). Será que Jesus está nos ensinando a inatividade, a pouca disposição de servir? Com certeza não! Jesus não condenou Marta por se preocupar com o que devia fazer, mas a exortou a estabelecer prioridades.
Como igreja, temos uma tentação muito grande, por querer expressar a nossa gratidão pela salvação, de sair servindo, servindo e servindo. E, dessa forma, acabamos correndo o risco de servir sem ouvir Jesus. O serviço só pode ser eficiente quando paramos para desfrutar de tempo aos pés de Jesus porque é nesta condição que vamos entender o que se espera de nós.
Muitas vezes, nós nos colocamos como Marta. No entanto, esse serviço pode ser uma grande armadilha para aqueles que não param para ouvir Jesus e desfrutar de profunda intimidade com Ele. Maria escolheu a boa parte, a parte de estar aos pés de Jesus, de desfrutar de intimidade com o Mestre, completamente rendida à sua palavra.
Quando olhamos para Maria, aprendemos que ela também estava servindo Jesus. No entanto, as ‘Martas’ sempre vão achar que seu serviço é mais importante! Será? As ‘Marias’ escolhem a boa parte! A parte de desfrutar de intimidade com Jesus, rendida aos pés do Mestre para ouvir a palavra.
Será que você não tem gastado tempo demais fazendo coisas para Jesus? Será que você não deveria gastar mais tempo para estar com Ele e ouvi-lo?
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.