Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MUDAR É PRECISO!

Mudar não é fácil! Nesta semana, eu e a May passamos por uma mudança! Mudamos para um apartamento que era o nosso sonho (mais dela do que meu) desde que chegamos em Araucária. No entanto, mesmo com esse fator extremamente empolgante, a mudança não é fácil. Confesso que, por muitas vezes, olhando toda a desarrumação das gavetas, cabos eletrônicos por todos os lados, o desmontar dos armários, pensei em desistir: "May, vamos ficar aqui mesmo! A gente não precisa mudar."
Que tentação! Permanecer onde está é muito mais fácil. No entanto, a mudança era necessária. Essa realidade é muito semelhante com a nossa vida espiritual. Muitas vezes, observando nosso caráter, nossa vida de oração, nossa comunhão com Deus, nossa disposição de se dedicar mais como igreja, nosso conhecimento da Palavra, pensamos em permanecer como estamos e onde estamos. No entanto, a mudança é necessária!
Essa mudança é necessária porque Deus está agindo em nossas vidas constantemente. E essa ação não é apenas de provisão, onde o nosso Pai Celeste nos sustenta, derramando de bênçãos em nossas vidas. Essa ação misericordiosa de Deus é facilmente percebida quando olhamos pra nossa casa, pra nossa despensa abastecida. No entanto, precisamos perceber também a ação do Espírito em nós fazendo uma mudança completa!
Mudar é preciso! Mas ninguém disse que é fácil! Nossa vida espiritual é marcada por mudanças. A própria conversão é uma mudança; uma mudança completa de direção. Mas essa não é a única mudança pela qual nós, como filhos de Deus, precisamos passar. E é por isso que Deus nos presenteou com o Espírito, que está constantemente agindo em nós para que provássemos de mudança.
Caráter: Pela ação do Espírito Santo nosso caráter precisa ser transformado. Precisamos ser cada vez mais parecidos com Jesus. E este é um processo de mudança extremamente doloroso, uma vez que estamos abrindo mão de quem somos para sermos como Jesus.
Oração: Somos desafiados e convidados a nos dedicarmos cada vez mais em uma vida de oração. Quando crescemos em nosso relacionamento de intimidade e profundidade com Deus, necessariamente, precisamos aprofundar a nossa vida de oração.
Satisfação: O pastor americano John Piper disse: "Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle." Normalmente, nos satisfazemos com o pouco. Mas estar satisfeito em Deus é estar satisfeito com a eternidade!
Comprometimento: Essa é uma mudança extremamente necessária. Será que você não precisa se dedicar mais à sua igreja? Será que você não precisa se dedicar mais como igreja? Se o seu comprometimento em SER igreja está vinculado apenas ao domingo à noite, creio que está na hora de você se comprometer mais!
Conhecimento da Palavra: Precisamos conhecer a Deus! E o nosso conhecimento de Deus passa por uma vida dedicada em tempo de oração, mas também em estudo e leitura da Bíblia. Você tem se dedicado em conhecer mais da Palavra? Você conhece mais da Bíblia que conhecia no ano passado?
Todo tipo de mudança inclui um determinado nível de 'stress'. No entanto, as mudanças que o Espírito quer operar em nós são para que Deus seja glorificado e para que nossa igreja cresça. Você está disposto a passar por essa mudança ou vai permanecer como está?
Em Cristo,
Pr. Thiago.