Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

CADA VEZ MELHOR – Apocalipse 2:18-29

Que cidadezinha mais sem graça! Esta era Tiatira. Das sete cidades das cartas de Apocalipse, esta é a mais inexpressiva. Curioso é que a carta mais longa de Jesus é destinada para a menor cidade. Não era um grande centro político; não era um grande centro religioso. Tinha poucos templos, o imperador não era muito cultuado nesta cidade, nem o Império. A comunidade judaica era inexpressiva. 
Tudo o que podemos saber é que ela possuía um destacamento militar importante, um templo a Apolo (conhecido como o 'deus Sol') e algumas ligas comerciais. E a cidade rodava por conta dessas corporações. A cidade existia baseada nestas corporações comerciais.
Alguém dificilmente sobreviveria na cidade de Tiatira se não fosse um 'empresário'. Mas para pertencer a essas associações comerciais, você precisaria participar dos grandes banquetes que eram oferecidos e que, muito provavelmente, eram dedicados a algum falso deus. E é aí que os cristãos de Tiatira encontravam sua dificuldade, porque essas festas eram preenchidas com muita idolatria e imoralidade.
A igreja na cidade de Tiatira demonstrou um crescimento notável. O próprio Jesus destaca o amor, a fé, o serviço, a perseverança. E Jesus ainda ressalta que as últimas obras daquela igreja eram ainda mais numerosas. Se a cidade de Tiatira era inexpressiva, a igreja de Tiatira estava CADA VEZ MELHOR! Seu amor era cada vez melhor. O serviço cada vez mais abundante. A fé cada vez mais fervorosa. A perseverança cada vez mais firme.
No entanto, a tolerância com o pecado era também cada vez maior... A igreja de Tiatira parece com muitas igrejas dos nossos dias: fazem um tanto de eventos, promovem diversas atividades, tem um culto vivo e perseveram na fé. Mas ao mesmo tempo não tratam o pecado como deveriam; são tolerantes demais com a imoralidade, a sedução da carnalidade. Estão cada vez mais associados espiritualmente com "a concupiscência da carne, [com] a concupiscência dos olhos [e com] a soberba da vida" (I João 2:16).
O que aqueles crentes não percebiam é que estavam tão associados comercialmente com os ímpios que acabavam por associarem-se a eles também espiritualmente. O que eles não percebiam é que realizar obras cada vez melhores não é desculpa para tolerarmos o pecado. Aliás, a santidade na vida é o que nos leva a realizar obras cada vez melhores pra Jesus!

Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: