Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

"QUANTOS PÃES VOCÊS TÊM?" - Marcos 6:30-44

Há alguns anos, um amigo meu, Pr. Paul Wagner, pregou neste texto e, baseado nesta pregação, eu pergunto aos irmãos: "Quantos pães vocês têm?"
Jesus havia enviado seus apóstolos a pregar o Reino de Deus, a expulsar demônios e curar enfermidades. Ao retornarem, eles contam a Jesus tudo o que tinha acontecido durante este tempo. E Jesus, percebendo o cansaço de seus apóstolos, os chama para irem a um lugar deserto para descansar.
Porém, ao chegarem neste lugar, grande multidão os seguiram e Jesus percebeu que aquela gente "eram como ovelhas que não têm pastor". A necessidade daquela multidão era um pastor e, por isso, Jesus passa a ensiná-los.
Chegando a tarde, o dia escurecendo, os discípulos atentam para uma nova necessidade: a necessidade do alimento. E relatam a Jesus sobre esta necessidade. Mas, surpresos, eles ouvem: "Dêem-lhes vocês algo para comer." Que desafio! Seria necessário uma grande quantidade de alimento para sustentar toda aquela multidão e, para comprar aquele alimento, uma grande quantidade de dinheiro. E, justamente nesta circunstância, Jesus, conhecendo todas as coisas, pergunta: "Quantos pães vocês têm?" A resposta foi cinco pães e dois peixes. E com esses cinco pães e dois peixes, Jesus alimentou uma multidão.
Nos dias de hoje, percebemos as diversas necessidades que essas 'ovelhas sem pastor' tem e, nosso Senhor e Mestre, nos desafia para que nós mesmos possamos atender essas necessidades. E, às vezes, podemos dizer: "mas temos tão pouco... Somos tão poucos..." Ou então: "não sabemos fazer nada... Só sabemos fazer ISSO..."
É esse ISSO que Jesus quer usar. Não se constranja, não se envergonhe. Jesus usou cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão. Por isso, sabemos que Ele pode nos usar no pouco que temos e no pouco que somos. E olha que Deus tem nos abençoado com muito mais do que cinco pães e dois peixes...
Abramos os nossos olhos para perceber que os campos já estão brancos para ceifa!
Naquele que nos chama ao serviço,
Pr. Thiago.

Nenhum comentário: