Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

"QUEM TEM MEDO DE JESUS CRISTO?"



No amor não existe medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (I João 4:18)


Quando eu era mais novo, eu tinha uma coleção de livros e fitas cassetes que contavam diversos contos de fadas. Um desses era a história "Os Três Porquinhos". E na fita eles cantavam uma musiquinha (enquanto fugiam e eram perseguidos pelo lobo) que dizia assim: "Quem tem medo do lobo mau?" O cântico dos três porquinhos era uma zombaria ao lobo que, por mais que se esforçasse, nunca conseguia pegar os porquinhos.
No entanto, muito diferente de zombaria, eu gostaria de te perguntar: "Você tem medo de Jesus?"  Precisamos estar conscientes que Jesus é Deus. E, como Deus, Ele é Deus por completo, tal qual Deus Pai. Por isso, precisamos, sim, nos relacionarmos com Jesus com muito temor. Porém, muitas vezes, trocamos este temor pelo medo.
É muito difícil estabelecer uma diferença entre estas palavras uma vez que as utilizamos como sinônimos. Porém, precisamos compreender que o temor é o resultado de uma vida de reverência e respeito ao Criador, ao Redentor e ao Consolador (a Trindade Santíssima). O medo, no entanto, é o resultado da pecaminosidade do homem. Após o primeiro pecado, relatado em Gênesis, Deus anda pelo Édem procurando o homem e sua mulher e pergunta: "Onde está você?" A resposta de Adão é esta: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi." (Gn 3:10)
Muitas vezes, nos escondemos de Deus porque nossa alma está 'desnuda' diante dEle. Queremos nos esconder por causa do medo que nos toma ao percebermos nossa pecaminosidade.
Em Lucas 8:26-39, conta a história da cura de um endemoninhado e a população local, ao ver que aquele homem tinha sido curado, sente muito medo (Lc 8:35). Estavam com medo do resultado da ação de Jesus na vida daquele homem. E, por causa disso, eles pedem a Jesus que não mais voltassem aquela região. E, por isso, Jesus se retira.
Que oportunidade perdida! O Salvador andou no meio deles e eles pediram que Ele se retirasse. Porém, não é surpresa que muitas vezes fazemos o mesmo. Ao vermos a ação de Jesus, muitas vezes, ficamos com medo. Temos medo do que Ele pode fazer em nossas vidas, medo da forma como Ele quer agir em nós e, por isso, não nos entregamos por completo nos seus braços.
O apóstolo João, no entanto, nos encoraja a nos 'jogarmos' nos braços de amor de Cristo. E fazer isso sem medo, com confiança, sabendo que esses braços de amor podem e vão nos segurar. E, assim, provaremos do melhor porque estamos totalmente nos braços de Jesus de Nazaré!

"Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tú és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!" - Salmo 40:17

Naquele que sustenta todas as coisas pela Palavra do seu Poder,
Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: