Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

O QUE É NECESSÁRIO? - Marcos 6:30-44

Esta passagem é um dos milagres mais famosos de Jesus. Mas, às vezes, por acharmos que já o conhecemos, passamos despercebidos por alguns ensinamentos bem simples que estão contidos neste texto. Quando este milagre acontece, Jesus, percebendo o cansaço de seus apóstolos, tenciona retirar-se para um lugar deserto com eles para que possam descansar.
Porém, não foi o que aconteceu. Ao chegarem, viram que uma grande multidão havia seguido Jesus e, ao ver a multidão, a Bíblia nos conta que Jesus teve compaixão daquelas pessoas porque eram como ovelhas que não tem pastor. E, a partir daí, passou a serví-los através do ensino e do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. E, com Ele, seus discípulos também passam a servir toda aquela multidão.
A necessidade dos discípulos (descanso) era menos importante que a necessidade da multidão (um pastor). Ainda que estivesse sensibilizado pela necessidade dos discípulos, Jesus percebeu que a necessidade da multidão era muito mais desesperadora.
Quando caminhamos com Jesus, precisamos aprender a pensar, a falar, a olhar e a sentir como Jesus. E, por isso, precisamos a avaliar melhor as nossas necessidades. Muitas vezes, colocamos situações ou aquisições como necessidades prioritárias em nossas vidas, quando tudo o que Jesus nos ordena é abrir os olhos e se compadecer da multidão que são como ovelhas que não tem pastor.
O preço de seguir Jesus (o carregar da nossa cruz) nos faz, em muitas circunstâncias, abrir mão de nossas necessidades para atendermos a necessidade de outra pessoa.
Porém, ainda assim, o preço pago por Cristo em nosso lugar é muito maior. Ele "esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" (Fp 3:7,8 - NVI)
Que a nossa atitude seja a mesma de Cristo, que se humilhou para dar a sua vida em resgate de muitos.
Em Cristo,
Pr. Thiago.

Nenhum comentário: