Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ!

"Estabelecerei paz na terra, e vocês se deitarão, e ninguém os amedrontará." - Levítico 26:6

Todo o livro de Levítico é a expressão da Lei dada por Deus ao povo de Israel no momento em que estava caminhando no deserto. Após a saída da terra do Egito, onde haviam sido escravos por muitos anos, Deus precisava preparar seu povo para a entrada na Terra Prometida de Canaã.
Quando lemos o capítulo 19 de Levítico, vemos uma série de leis que, em um primeiro momento, nos parecem bastante óbvias e poderíamos até questionar porque Deus precisava colocar em sua Lei algo tão óbvio. Em todo livro, e também no livro de Deuteronômio, encontramos algumas leis que alguns poderiam até afirmar uma grande 'bobeira' para se constar na Lei perfeita de Deus, como o mandamento de construir um parapeito, ao construir um terraço, para não correr o risco de ninguém cair e se machucar (Dt 22:8).
Mas ainda que alguns possam considerar uma tolice Deus dar algumas recomendações aos israelitas, nós entendemos como sendo o cuidado fiel de Deus para com o seu povo. Durante toda a caminhada no deserto, desde o Êxodo, até a entrada na Terra Prometida, em Josué, nós podemos perceber a fidelidade de Deus para com o povo, ainda que os filhos de Israel, muitas vezes, fossem infiéis.
Este cuidado, baseado no amor dEle para com o seu povo, chega até nós, nos dias de hoje, de forma muito parecida. Se Deus tirou o seu povo da escravidão do Egito, também nos libertou, através do sacrifício de Cristo. Levávamos uma vida escrava, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus, em Cristo, nos libertou.
Mas esta não foi a única ação de Deus para com os Israelitas. Deus também os guiou durante toda a travessia até chegar em Canaã, a Terra Prometida. Da mesma forma, Deus está nos guiando por toda a vida, em todas as áreas de nossa vida, até que cheguemos ao Lar Celestial, a Glória Prometida.
Isso quer dizer que o Deus Todo-Poderoso, que criou todas as coisas e sustenta todas as coisas, o mesmo Deus que libertou o povo de Israel do Egito com mão poderosa, guiou os israelitas no deserto até a Terra Prometida, o Deus que enviou Jesus pra morrer no meu e no seu lugar e nos garantir a PAZ eterna com Ele, também cuida de nós. E, por isso, posso afirmar, em caixa alta, que DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ!
Em Cristo,
Pr. Thiago.

Nenhum comentário: