Páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Duplo Selo de Deus*

“Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé de alguns. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” – II Timóteo 2:18, 19
Naquela época, era bastante comum, principalmente entre os gregos que aceitavam Jesus, crerem que a ressurreição dos cristãos não era fisicamente, no corpo, quando Jesus voltasse. Mas era, sim, uma ressurreição espiritual que acontecia na conversão.
Apesar de uma ‘desculpinha’ muito ‘bonitinha’, não passava de uma mentirona. Essa ressurreição deveria, como a de Jesus, ser física. Afinal, “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé e vã a nossa pregação.”[1]
Muitos continuam dando ‘desculpinhas’ para não viverem intensamente com Deus. E a principal é: “se eu sou, verdadeiramente eleito, vou ser salvo de qualquer jeito.” Meu, isso não é eleição. É verdade que, quase sempre (ou talvez, sempre), existe algo no homem que desagrada a Deus. Porém, a verdade sempre traz honra ao nosso Deus. E, apesar da fé de alguns ter sido abalada, o “firme fundamento de Deus” permanece inabalável. E aí está a certeza de que Deus está construindo a verdadeira Igreja.
A verdadeira Igreja tem o duplo selo de Deus, onde uma face desse selo é secreta e invisível (pois “o Senhor conhece os que lhe pertencem” e sempre os guardará) e a outra face é pública e visível (pois a ordem permanece: “aparte-se da injustiça” – tendo em sua santidade, a prova de que pertence ao Senhor).
Paulo está nos ensinando que só o Senhor conhece o seu povo, sendo que só Ele pode diferenciar o verdadeiro do falso, o joio do trigo, afinal, é só Ele que sonda os corações. Porém, nós que não vemos o coração, vemos a vida, a prática da santidade, que é a evidência fiel da condição do coração. Por isso, um selo com dois lados: o divino e o humano; o visível e o invisível. Juntos, eles apontam para o “firme fundamento de Deus”, ou seja, sua verdadeira Igreja.
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.


*Baseado no Comentário da II Epístola de Paulo a Timóteo feito por John Stott, publicado pela ABU Editora.

[1] I Coríntios 15:14

Um comentário:

Unknown disse...

Que possamos viver cotidianamente de modo a demonstrar este viver em Cristo, independentemente dos reveses que nos assaltam. Deus o abençoe em seu ministério, filho, que tudo seja para honra e glória do nosso Deus.