Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O NOVO NASCIMENTO – JOÃO 3:1-15

“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” – João 3:6

No artigo anterior, vimos o quanto a ação de Jesus foi ensinadora quando tratamos da antiga aliança. Jesus, na purificação do Templo em Jerusalém, estava mostrando a superação da antiga ordem. Deparamo-nos, agora, com o momento em que Jesus é colocado diante de um mestre dessa antiga aliança: Nicodemos.
Nicodemos era considerado um dos principais dos judeus, mas foi até Jesus para que pudesse entender os sinais que Cristo fazia. E o mestre dos fariseus reconhece que Jesus era enviado de Deus, porque ninguém podia operar sinais como aqueles. Porém, Jesus abala a compreensão de Nicodemos quando diz que o Reino de Deus não tinha nada a ver com os sinais, mas estava relacionado com o Novo Nascimento.
O judaísmo dos tempos de Jesus não compreendia a idéia da Regeneração (“gerar de novo”, ou seja, nascer de novo). Por isso, Nicodemos fica perplexo ao ouvir as palavras de Jesus: “Como pode suceder isto?” Mas Jesus, com muito amor, pergunta como ele não consegue compreender a obra do Espírito na vida dos filhos de Deus.Para Jesus, essa obra é bastante clara porque Ele conhecia a ação transformadora na vida do cristão, pois aquele que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Evidentemente, o evangelista João já havia feito menção sobre este novo nascimento na apresentação de Jesus, no primeiro capítulo, dizendo que os que crêem em Jesus são, agora, filhos de Deus pois “(...) não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”(João 1:13).
Assim como a Santificação, a Regeneração (ou Novo Nascimento) é obra do Santo Espírito em nós. Porém, é importante não confundirmos as duas coisas. A Regeneração é a obra do Espírito em nós que nos habilita a recebermos a fé. Enquanto a Santificação, é a obra do Espírito que nos faz desenvolver essa fé fazendo que caminhemos em pureza e em boas obras.
Porém, apesar de diferentes, uma não existe sem a outra. Aquele que foi regenerado está obrigatoriamente sendo santificado e aquele que não foi regenerado nunca será santificado. Precisamos compreender que se somos salvos, ou seja, se experimentamos o Novo Nascimento, devemos experimentar todos os dias a Santificação.
E é por isso que o apóstolo Paulo afirma: “(...) andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” E mais: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5: 16 e 25). Andemos, pois, em Santidade e Avivamento.
No amor de Jesus,
Pr. Thiago Mattos.