Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2017

O ENGANO DAS TREVAS E A VERDADE DA LUZ (Parte 1) – I João 1:5-10

O principal problema da humanidade é o pecado! Diante das grandes adversidades em que vivemos, alguns chegam a pensar que o grande problema da humanidade é um ou outro sistema econômico, ou um partido político, ou a fome, ou as doenças. E ainda que a gente saiba das coisas terríveis a que estamos sujeitos, nada afeta mais e nada arrebenta mais a nossa vida quanto o pecado.

Neste texto, João diz que é impossível caminhar com Deus e permanecer andando em trevas. Se Deus é luz, então, Ele não pode conviver com trevas! É impossível provar de comunhão com Deus e continuar vivendo mentiras e imoralidades.

Ainda que uma parte daqueles que se dizem cristãos continue vivendo a mesma vida apodrecida, guiada pela carnalidade, precisamos crer que, aqueles que são verdadeiramente cristãos, se empenham em caminhar na luz, assim como Deus está na luz.


  • Para meditar:


  1. João fala de gente que dizia ter comunhão com Deus, mas que andava em trevas. Um dos enganos das trevas é tentar mostrar uma espiritualidade que é apenas de aparência. Você já fez isso? Que dificuldades você teve que enfrentar como consequência disso?
  2. Quando falamos a respeito do pecado, é muito difícil olhar para nós mesmos. Nós temos facilidade para enxergar o pecado na vida dos outros, mas, muitas vezes, não olhamos pra nós mesmos. A melhor forma de identificar isso em nossas vidas é observando se somos rígidos demais com o erro dos outros e complacentes demais com o nosso. Isso acontece com você?
  3. Algumas pessoas acham que porque estão se sentido bem, não tem feito nada de errado. Acham que o importante é que estão felizes. Qual é o seu parâmetro para medir a sua vida para saber se tem feito coisas que desagradam a Deus?

Nenhum comentário: