Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O BOM LEGADO DE UM BOM PAI


"Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei (...) Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! (...) Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto(...)" - Gênesis 22:2,7 e 8.
            Creio que todo pai se preocupa em deixar um legado ao seus filhos. Uns deixam as riquezas adquiridas ao longo de uma vida inteira de trabalho, outros deixam imóveis, outros deixam suas vocações, outros, ainda, suas experiências ou princípios. Com certeza, os filhos tem a sua vida marcada pelo legado de seus pais.
            Porém, não existe legado mais importante do que a vida com Deus. A vida de fé, a vida de caminhada com Jesus é muito maior e mais significativa na vida de um filho do que qualquer riqueza, experiência, princípio ou vocação. Todas essas coisas são muito boas, porém, passageiras. A vida com Deus é um legado eterno.
            Abraão deixou esse legado ao seu filho, Isaque (leia o capítulo 22 de Gênesis). Qualquer criança ficaria bastante traumatizada ao passar pela experiência que Isaque passou. Evidentemente, Deus não exige isto de mais ninguém. Aquilo foi uma prova para Abraão e, apenas, para Abraão.
            Porém, depois deste momento 'traumatizante', tenho certeza que a vida de Isaque foi impactada pela prova do temor e amor de Abraão por Deus. Abraão estava diante da prova mais difícil que alguém poderia se submeter. Mas, ainda assim, provou sua lealdade a Deus e seu caráter de homem de fé.
            Abraão deveria entregar o que de mais precioso possuía: o filho a quem amava; seu filho Isaque. A Bília não nos conta a respeito do sentimento de Abraão, nem nos fala o que passou pela sua cabeça. Porém, percebemos nele uma atitude tremenda de fé! A brilhante resposta ao seu filho ("Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto...") é a demonstração do legado de fé que Abraão deixou ao seu filho e também a nós, filhos espirituais de Abraão.
            Abraão é considerado o pai da fé por causa do legado que deixou às outras gerações. Que nós, pais 'de sangue' e 'espirituais' de tantos, possamos deixar este legado tão importante aos nossos filhos. Que eles possam aprender conosco o quanto amamos ao nosso Deus, o quanto somos apaixonados por Jesus e dependemos dEle para existirmos.
Feliz Dia dos Pais!
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.  

Nenhum comentário: