Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

OS ABENÇOADOS - Arrependimento

"Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." - Mateus 5:3
            O termo 'bem-aventurado' pode também ser expressado por 'muito mais do que felizes', 'abençoados' ou, simplesmente, 'felizes'. Considerando esta segunda bem-aventurança, parece bastante irônico da parte de Cristo dizer que aqueles que choram são felizes. Ou quase poderíamos dizer 'Felizes são os infelizes'.
            É evidente, porém, por causa do contexto, que esta passagem não está se referindo ao choro de alguém que perdeu uma pessoa querida, ou passa por alguma necessidade. Essa tristeza que ocasionou o choro é a manifestação de uma realidade espiritual. É o choro causado pela "perda da sua inocência, de sua justiça, de seu respeito próprio. Cristo não se refere à tristeza do luto, mas à tristeza do arrependimento."*
            Como disse no artigo anterior, as Bem-aventuranças fala a respeito do caráter do cristão. E, obrigatoriamente, de todo cristão. Quando não encontramos em nosso caráter determinada bem-aventurança, entendo que precisamos buscá-la diante de Deus e sermos tratados por Ele para termos uma índole de acordo com a sua vontade.
            Por isso, dentre os estágios de um caráter cristão saudável e de acordo com a vontade de Deus, precisamos entender que a vida cristã não será sempre "às mil maravilhas". Ao mesmo tempo que precisamos nos alegrar em Cristo pela salvação, precisamos nos entristecer (chorar) pela nossa condição de pecadores e, mais que isso, por causa da pecaminosidade e maldade do homem.
            Se somos pobres de espírito (Mateus 5:3 - Dependência de Deus), precisamos chorar por causa dessa nossa condição (Mateus 5:4 - Arrependimento). É necessária tanto a confissão, quanto a contrição.
            Porém, precisamos observar que existe uma promessa para esse coração contrito: a consolação. Não podemos pensar que nosso Deus é um Deus sádico e que se agrada da nossa tristeza. A Bem-aventurança não está relacionada com a manifestação do caráter ('os que choram' manifesta o arrependimento dos que crêem), mas, com certeza, está vinculada ao resultado da ação de Deus na vida do cristão ('serão consolados').
            O único consolo que podemos encontrar ao chorarmos por causa da nossa condição de pecadores é o perdão gracioso de Deus. Somos consolados porque entendemos que, em Cristo, estamos perdoados. Mas ainda choramos porque percebemos e vemos a maldade, a morte e o pecado devastando o mundo inteiro. Porém, mesmo nessas circunstâncias, aguardamos pacientemente o estado final de glória, o Consolo completo de Jesus, pois lá não haverá lágrimas, dores ou medos. Estaremos livres da maldade e do pecado. E ali veremos o cumprimento do que se diz: "Ele enxugará dos olhos toda lágrima." (Apocalipse 7:17).
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.

Um comentário:

André Tisi disse...

Se somos pobres de espírito (Mateus 5:3 - Dependência de Deus), precisamos chorar por causa dessa nossa condição (Mateus 5:4 - Arrependimento). É necessária tanto a confissão, quanto a contrição.

EXCELENTE!