Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OS ABENÇOADOS - Dependência de Deus

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus." - Mateus 5:1
            É muito difícil escrever sobre 'bênçãos' em nossa cultura evangélica brasileira. Estamos impregnados de conceitos, formatos e ideais totalmente contrários a Revelação de Deus (Escrituras Sagradas) a respeito das 'bênçãos'.
            Nunca estamos satisfeitos com as bênçãos que temos recebido. Parece que não estamos contentes (Fp 4:11) com a nossa vida, com a nossa história, e estamos sempre pedindo mais bênçãos. Creio que não estamos errados ao orarmos por bênçãos, mas é evidente que precisamos nos lembrar que não é a nossa oração, a nossa 'determinação', a nossa 'profetização', nem tampouco a nossa retidão, que vai atrair essas bênçãos pra nós. Sempre precisamos nos lembrar que o nosso Deus é um Deus gracioso e, por isso, todos os seus atos são movidos por Sua Graça e nunca podemos 'negociar' com Deus.
            Todos nós gostamos de receber bênçãos de Deus. E isso é muito bom! Porém corremos o risco de não compreendermos a profundidade do ensinamento e do tratamento que Deus quer trazer para nós ao recebermos ou não essas bênçãos. E ninguém melhor que o próprio Cristo, em seu Sermão do Monte, para nos ensinar a respeito de 'bênçãos'.
            Neste sermão, Jesus ensina aos seus discípulos o que é ser verdadeiramente abençoado (bem-aventurado; felizes). E, ensinando aos seus discípulos, Jesus ensina a nós também demonstrando que as conhecidas bem-aventuranças devem ser características de todos os cristãos.
            E a primeira delas (transcrita acima), a pobreza (humildade) de espírito demonstra a nossa HUMILDE E TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS. Ser pobre de espírito é "reconhecer a nossa pobreza espiritual ou, falando claramente, a nossa falência espiritual diante de Deus, pois somos pecadores, sob a santa ira de Deus, e nada merecemos além do juízo de Deus. Nada temos a oferecer, nada a reivindicar, nada com que comprar o favor dos céus."*
            Não temos nenhum outro refúgio a não ser o próprio Deus. Se tentamos nos refugiar nas riquezas, corremos grandes riscos. Se nos refugiamos em nosso lar, corremos riscos. Se o nosso trabalho é nosso refúgio, corremos riscos. A única forma de não corrermos riscos é corrermos pra Deus, a nossa fortaleza e refúgio.
            E, em um refúgio tão perfeito, somos tremendamente abençoados. Em mundo de incertezas e instabilidades, ninguém pode ser tão abençoado como o pobre de espírito que encontra em Deus o seu refúgio.
"Abençoados são vocês, que nada mais têm a oferecer. Quando vocês saem de cena, há mais de Deus e do seu governo." - Mateus 5:1 ("A Mensagem" - Bíblia em Linguagem Contemporânea)
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.
*STOTT, John. "Contracultura Cristã: A mensagem do Sermão do Monte". (P. 19)

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada por esta Palavra,filho, que foi bênção para mim hoje. Que Deus continue a te guardar na força que vem d'Ele mesmo. Beijos