Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

ALEGRIA NO SENHOR


“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita” – Salmo 16:11

            Todos querem ser felizes. Acredito ser impossível encontrarmos alguém que diga que o maior desejo do seu coração é ser infeliz, ter uma vida triste. Afinal, todos querem desfrutar de uma vida alegre, cheia de prazer.
            Ao contrário do que muitos pensam, não existe nada de errado na busca pelo prazer. Deus nos criou para desfrutarmos da Sua presença santa. E nosso Catecismo Maior de Westminster apresenta essa verdade logo em sua primeira afirmação quando diz que “o fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e GOZÁ-LO para sempre.”
            Nosso dilema, como seres humanos, é que nos contentamos com muito pouco. Dizemos que as crianças não precisam de muito para se divertir, mas, descobrimos que, nisso, somos como elas: nos alegramos, sentimos prazer em coisas tão pequenas.
            Ficamos felizes quando o nosso time ganha, quando recebemos um aumento, quando somos aprovados em algum concurso, quando nos encontramos com os amigos e familiares. E não existe nada de errado com isso. Encontramos problemas, porém, quando essas coisas não acontecem (o time perde, sofremos algum revés profissional ou não conseguimos estar com aqueles que gostamos).
Por isso, não podemos ‘limitar’ nossa alegria a essas coisas e não nos alegramos em Deus. Quando temos prazer apenas nessas pequenas coisas e esquecemos que podemos desfrutar de “eterno prazer” à direita de Deus. Além disso, todas as coisas boas da vida devem ser vividas em Deus. Se não, serão apenas momentos de alegria. E nós não fomos criados para termos ‘momentos’ de alegria. Fomos criados para desfrutarmos dEle para sempre; para termos “eterno prazer à sua direita”.
            A verdade é que todas as coisas boas que nos acontecem são como nada perto do prazer que podemos desfrutar em Deus. O apóstolo Paulo nos instrui a termos a nossa alegria no Senhor (Filipenses 4:4). Não nas situações, não em momentos, não em pessoas, vitórias ou promoções. No Senhor!
            Se seguimos a ordem de Paulo para nos alegrarmos sempre no Senhor, sempre provaremos de plenitude de alegria, independente das circunstâncias. Até em momentos não tão favoráveis assim...
            Que possamos descobrir e, ainda mais, desfrutar dessa alegria plena na presença de Deus.
Em Cristo,
Pr. Thiago.

Nenhum comentário: