Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS - Mateus 21:1-11

"Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas" Mt 21:9

            Tradicionalmente, um domingo antes da Páscoa, comemoramos o Dia de Ramos. Nesta data, nos recordamos de um fato marcante na história da salvação: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Podemos perceber, através deste texto, que muitos detalhes demonstram as profecias do Antigo Testamento a respeito do Messias prometido se cumprirem em Jesus.
            A multidão que visitava Jerusalém, aguardando a celebração da Páscoa, recebe Jesus com clamores de louvor e reconhecimento: "HOSANA!", uma expressão em aramaico quer dizer "Oh! Salva-nos, Senhor!" (Sl 118:25). E 'curiosamente' foi justamente isso que Cristo veio fazer. Mais curioso ainda é saber que esta mesma multidão que recebeu Jesus com gritos de louvor e alegria, uma semana mais tarde, pediria a morte de Cristo com gritos de ódio.
            O fato de Jesus entrar na cidade montado em um jumentinho traz uma imagem muito bela. Primeiramente porque se tratava do cumprimento de uma profecia: o Messias prometido entraria na cidade "montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" (Zc 9:9).
            Em segundo lugar, vemos que o cumprimento desta profecia se faz através da PAZ. Um rei conquistador viria montado em um grande cavalo, mas Jesus veio sobre um jumentinho. E a multidão que ali se encontrava "reconheceu a reivindicação de Jesus ser o Messias"* porque estendeu mantos, palmas e ramos pelo caminho.
            Neste dia, Jesus entrou na cidade de Jerusalém como o Messias, o salvador dos humildes. Porém, este dia pouco importará pra você se Jesus, o Messias e salvador, o Rei dos reis, não entrar em sua vida também. Da mesma forma como Ele entrou em Jerusalém, como um Rei de Paz, Ele quer entrar hoje em seu coração.

Naquele que veio buscar e salvar o perdido,
Pr. Thiago Mattos.
* Comentário da Bíblia de Genebra do texto de Mateus 21:1-11 (p. 1130)

3 comentários:

Unknown disse...

Rei de Salém, Rei de Paz!
Hosana!

Um Aprendiz de Cristo disse...

Thiagão... parabéns pelo blog!!! Tá benção pura e tenho certeza que vai ser um instrumento a cada dia mais preparado por Deus para abençoar sua igreja e muitas outras vidas, que de outra forma, dificilmente seria possível alcançar. Forte abraço na Marion e fica na força que Deus supre.
Jr.

Arthur 90 disse...

Massa, pea!!! Só em humildade pra receber o Salvador dos humildes... o qual proíbe os seus de serem escravos de qualquer coisa que seja. Isso seria idolatria.

Abraçao. Paz!