Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

JESUS CRISTO, O JUSTO

"... o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação." - Romanos 4:25

            Algumas denominações cristãs enfatizam demasiadamente a morte de Cristo, dizendo que foi a morte de Cristo que nos salvou. Enfatizam muito mais a sexta-feira da Paixão que o domingo da Ressurreição. A Páscoa, propriamente dita. Quando olhamos para a nossa cruz, vemos que ela está vazia. O Salvador não permaneceu pendurado no madeiro. Ele venceu a morte; Ele ressuscitou. ALELUIA!
            O versículo que embasa esta meditação se refere aos dois fatos: morte e ressurreição. Podemos considerar, mais especificamente, como os dias que estamos vivendo nesta semana. Os eventos da Semana Santa. A morte e ressurreição de Jesus. E, neste versículo, o apóstolo Paulo nos mostra que a ressurreição é tão importante quanto a morte de Jesus e, por isso, são imprescindíveis para a nossa salvação.
            O comentário da Bíblia de Genebra sobre este versículo diz que: "A morte e ressurreição de Cristo são dois aspectos de uma única obra salvífica. Na primeira parte, Cristo levou sobre si a pena legal pela nossa culpa. Na segunda parte, a ressurreição de Cristo confirmou que sua morte foi uma oferta suficiente e eficaz pelo pecado, tendo agradado o ao Juiz Supremo."*
            Jesus só pode se oferecer pra morrer em nosso lugar, porque ele, sendo o homem perfeito, viveu sem cometer nenhum pecado. Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." (Hb 4:15). E, dessa forma, Jesus se apresentou diante de Deus Pai para que pudesse ser o justo em nosso lugar. O próprio centurião, presente na morte de Cristo, já declarou, glorificando a Deus: "Verdadeiramente, este homem era justo." (Lc 23:47)
            Por isso, este domingo é tão importante para nós. É a Páscoa do Senhor. Onde o próprio Deus passou pelo nosso meio e nos preservou a vida, mesmo sendo, todos nós pecadores e merecedores da morte.
            Que aprendamos a comemorar a Páscoa, muito menos por causa dos chocolates e coelhinhos, mais por causa da salvação operada em nós através da morte e ressurreição de Jesus.
           

Naquele que, sendo justo, se fez pecado por nós.
Pr. Thiago Mattos.

* Bíblia de Genebra, página 1324.

2 comentários:

Um Aprendiz de Cristo disse...

Texto abençoado pastorzão...

Unknown disse...

Vida, que nasce da morte, graça que traz o perdão, essa é a nossa Páscoa!!!! Beijos, filho, Deus te abençoe sempre!