Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A VIDA NO ESPÍRITO - PARTE 3

"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor." - Hebreus 12:14
           
            Após o Novo Nascimento (ou Regeneração), o crente passa a ter a sua vida moldada, trabalhada e tratada pelo Espírito Santo. Isto é o que chamamos de Santificação. Podemos definir a Santificação da seguinte maneira: "a graciosa e contínua operação do Espírito Santo pela qual Ele liberta o pecador justificado da corrupção do pecado, renova toda a sua natureza à imagem de Deus, e o capacita a praticar boas obras."*
            Percebemos, então, que esta Santificação é uma ação sobrenatural de Deus no crente. Somente Deus, que é absolutamente Santo, tem condições de nos santificar. O homem, por seu caráter corrompido, não tem capacidade para santificar a si mesmo. E mesmo aquele que creu em Jesus, não conseguiria abandonar pecados e vivificar sem a ação do Espírito em sua vida.
            Porém, é evidente que existe a cooperação e o esforço do crente, participando da obra de Santificação. Isso acontece porque a Santificação acontece em duas partes. Uma na mortificação do pecado e da carnalidade, a outra na vivificação do novo homem criado para boas obras.
            Isso quer dizer que, a partir do momento em que começamos a ser tratados em nossos pecados e carnalidade e, por consequência, passamos a ter o novo homem vivificado em nós, podemos, através de uma ação consciente e espiritual, andar de acordo com a vontade de Deus. Afinal, o crente tem o dever de desviar os seus caminhos do mal.
            O curioso desta Santificação é que ela não ocorre em apenas uma área de nossa vida. Deus quer nos tratar por inteiros: corpo e alma, sentimentos e vontade, força e intelecto. Se o ser humano é totalmente corrompido pelo seu pecado, ocristão precisa de Santificação em todas as áreas de sua vida. Por isso, aqueles que vivem no Espírito, são os que tem sua vida, seu caráter e, até, sua personalidade moldados pela ação santificadora do Espírito Santo.
Naquele que nos santifica inteiramente,
Pr. Thiago Mattos.
*BERKHOF, Louis. "TEOLOGIA SISTEMÁTICA". Editora Cultura Cristã: São Paulo. Pg.489

Nenhum comentário: