Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A VIDA NO ESPÍRITO - PARTE 2

"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" - Gálatas 5:25

            Em toda a sua Epístola aos Gálatas, o apóstolo Paulo está tratando da vida de oposição que existe entre a carne e o Espírito. Por isso, especialmente no capítulo 5, precisa ensinar a igreja que se reunia na Galácia a respeito da liberdade que temos em Cristo. Porém, essa liberdade não pode ser confundida com libertinagem. A forma pela qual o apóstolo dos gentios nos exorta a isso é para que vivamos intensamente no Espírito.
            Esta nova vida no Espírito se inicia em uma ação muito específica em nossas vidas. Esta ação de Deus, através do Espírito Santo, em nós é o que chamamos de Regeneração ou Novo Nascimento (ou, ainda, Vocação Eficaz).
            Podemos definir a doutrina da Regeneração assim: "Regeneração é o ato de Deus pelo qual o princípio de nova vida é implantado no homem, e a disposição dominante da lama se faz santa."*Ou seja, podemos entender que, sendo o homem totalmente corrompido pelo pecado, ele não pode, através da sua própria vontade ou esforço, salvar-se a si mesmo. Não podendo se salvar, ele depende e necessita do Novo Nascimento operado pelo Espírito Santo.
            É através da Regeneração que o Espírito Santo de Deus nos concede e implanta em nós a nova vida espiritual, mudando, assim, a disposição dominante de nossa alma, fazendo com que nosso intelecto, vontade e emoções passe agora a se mover, sob a influência do Espírito, em direção a Deus. Após a Regeneração, o verdadeiro cristão recebe 'ouvidos espirituais' para ouvir o chamado de Deus a conversão.
            Em outras palavras, podemos dizer que, após este Novo Nascimento espiritual, obrigatoriamente iremos dizer 'sim' para a Salvação em Cristo e para as coisas de Deus.
Esta nova vida, no entanto, precisa, debaixo da ação do Espírito Santo, obedecer e caminhar segundo a vontade perfeita de Deus.
            E caminhando segunda a vontade de Deus, podemos então, experimentar de vida em abundância conduzida pelo Espírito Santo. Na próxima semana, trataremos da Santificação.
Naquele que age em nós,
Pr. Thiago Mattos
*BERKHOF, Louis. TEOLOGIA SISTEMÁTICA. Editora Cultura Cristã:São Paulo (2001). Página 432

Nenhum comentário: