Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A VIDA NO ESPÍRITO - PARTE 4

"A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum." - I Coríntios 12:7
           
            O Espírito Santo, enquanto opera em nós a Santificação, também nos capacita ao Serviço Cristão. Todos aqueles que tem Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal também são feitos, além de filhos de Deus, servos de Deus. Ninguém que compreendeu que é salvo através da obra da vida, morte e ressurreição de Cristo pode ficar parado, pois Deus, através do Espírito Santo, nos capacita ao Serviço.
            Ao mesmo tempo que nos santifica, o Espírito Santo é a dunamis (palavra de onde vem 'dinamite'), a força propulsora dentro de nós que nos leva a servir. Para isso, o Espírito Santo concede Dons Espirituais para que os crentes possam servir. Encontramos 4 listas de dons espirituais na Bíblia: Romanos 12:6-8; I Coríntios 12:4-11; Efésios 4:7-16 e I Pedro 4:10,11. Bem fácil de decorar: 12, 12, 4, 4!
            Nestas listas, percebemos uma grande quantidade de dons espirituais que o Espírito nos concede para que sejam ferramentas no Serviço Cristão. É verdade que essa capacitação sobrenatural do Espírito vem causando muitos constrangimentos e embaraços desnecessários na igreja contemporânea. Porém, se estes dons fossem vistos como o que realmente são (ferramentas para o serviço cristão), não teríamos a dificuldade em compreendermos, aceitá-los e, assim, utilizá-los de forma que o Corpo de Cristo fosse edificado.
            É importante destacar que estes dons espirituais aparecem em muitos momentos no Novo Testamento e, ainda, são citados e ensinados pelo apóstolo Paulo em 3 epístolas diferentes (escritas a gentios) e pelo apóstolo Pedro (escrita preferencialmente a judeus convertidos) em sua primeira epístola.
            Por isso, podemos perceber que os dons espirituais eram muito relevantes na igreja do Novo Testamento e, creio eu, precisa ser em nossa igreja, hoje também. Sendo assim, precisamos entender como Deus tem nos capacitado e, acima de tudo, servir através de tudo o que temos e tudo o que somos, pois essa é uma das obras do Espírito em nós.
           
Naquele que nos capacita ao serviço,
Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: