Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

A MELHOR HERANÇA DE UMA MÃE



“Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você” – II Timóteo 1:5
 

Este trecho faz parte da introdução a segunda carta que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo. Paulo está falando que sente muita saudade de seu filho espiritual Timóteo, mas, também, rende graças a Deus, por saber que a fé que habita em Timóteo é uma fé verdadeira. Tal como era verdadeira em sua mãe e em sua avó.

Eunice e Lóide eram judias e ensinaram o jovem Timóteo a esperança da vinda do Messias que todo o Antigo Testamento nos aponta. Provavelmente, elas se converteram na cidade de Listra por intermédio da pregação do apóstolo Paulo (Atos 16:1). E, mesmo tendo um pai grego, Timóteo veio a conhecer Jesus porque sua mãe e sua avó comunicaram a verdade do Evangelho para que ele viesse a crer.

O exemplo (e êxito) de Eunice e Lóide com Timóteo deve animar as mães que são de Jesus. A fé dessas mulheres foi um instrumento nas mãos de Deus para formar o caráter e, principalmente, a fé não fingida do jovem ‘pastorzão’ Timóteo. Se ele, mesmo jovem, se tornou um excelente e útil pastor foi, com toda certeza, pela influência dessas mulheres de Deus.

E isto tem sido particularmente verdadeiro em muitos casos. Alguns dos mais valiosos ministros do Evangelho, que abençoam e abençoaram a igreja de Cristo ao longo da história, devem louvar a Deus pela herança de fé que foram impressas em suas mentes pelo ensino de suas mães.

Esta realidade deve nos mostrar que, mesmo dentro de casa, temos a responsabilidade de evangelizarmos. Não podemos esconder a nossa luz embaixo da mesa ou da cama (Mateus 5:14-16). Precisamos ensinar nossos filhos no Caminho (Provérbios 22:6).

Nossas famílias (pais, irmãos e filhos) são o terreno onde mais devemos semear. Ainda que nossos familiares sejam os que nos conhecem melhor, é no lar que podemos testemunhar a verdadeira transformação que Jesus operou em nossas vidas.

Por isso, permita que seus pais, filhos, cônjuge, irmãos e irmãs conheçam sua fé em Jesus. Ensine a eles. Testemunhe para que eles também possam conhecer e amar o senhor Jesus. Mas, também, faça com que eles vejam e percebam o amor, a alegria e o auxílio de Cristo em sua vida.

Esta é a melhor herança de uma mãe. Mas também de um pai, de um filho, de um irmão...

Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: