Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

OS ABENÇOADOS – Pureza


“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” – Mateus 5:8

            O verdadeiro cristão (além de dependência, arrependido, manso, misericordioso) precisa ser limpo de coração. Para desfrutar de uma vida cristã madura e sadia, o discípulo de Jesus precisa de pureza em seu interior.

            Como fez em sua primeira bem-aventurança, Jesus utiliza de uma qualidade exterior para expressar uma atitude interior. Os pobres (humildes) não são aqueles que são materialmente pobres. Assim como os limpos, não são os que tem condições higiênicas favoráveis. São os que tem o coração puro.

O reformador Martin Lutero disse que “embora um trabalhador comum (...) possa estar sujo e cheio de fuligem ou mesmo cheirar mal (...) externamente, no interior é puro incenso diante de Deus” pois, em seu coração, confia, medita, obedece e vive pela Palavra do Senhor.

Nas quatro narrativas do Evangelho (Mateus, Marcos, Lucas e João), podemos perceber a severa crítica de Jesus aos mestres da lei, escribas e fariseus que esforçavam-se para manter uma (falsa) ‘pureza’ cerimonial, mas que, em seu interior, só existia “ossos podres e carne comida por vermes” (Mateus 23:27).

O livro de Salmos, por outro lado, nos demonstra a importância de termos um coração puro, pois só o que é limpo de mãos e puro de coração poderia estar na presença de Deus (Salmo 24:3,4).

Mas o que é pureza? Podemos dizer que algo que se encontra ‘puro’ é porque não foi misturado com mais nada. Por isso, o discípulo de Cristo, que tem o coração puro, é alguém íntegro, livre da falsidade e que expressa a sinceridade amorosa em todo relacionamento com Deus e com outros seres humanos. Portanto, podemos dizer que os limpos de coração são aqueles que são integralmente sinceros.

Por isso, os discípulos de Jesus precisam se esforçar para que o íntimo de seu coração (seus pensamentos, intenções e motivações) seja puro, sem mistura com a desonestidade, a dissimulação, a falsidade.

Estes são aqueles que vêem a Deus, porque sua fé pura contempla a Deus e, além disso, poderão participar da glória de Deus no porvir.

Removamos, portanto, de nosso coração qualquer tipo de máscara. Que não sejamos, como o ditado antigo, “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.”

“Abençoados são vocês, que puseram em ordem seu mundo interior, com a mente e o coração no lugar certo. Assim, vocês poderão ver Deus no mundo exterior.” – Mateus 5:8 (A Mensagem – Bíblia em Linguagem Contemporânea).

Em Cristo,

Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: