Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

OS ABENÇOADOS - Perseguição


"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" - Mateus 5:10-12

            Vivemos em um tempo de tanto triunfalismo na igreja que falar a respeito de perseguição parece, para alguns, quase uma heresia. Se não fossem palavras do próprio Cristo, alguns poderiam, inclusive, criticar e não querer essa realidade para si ou para sua igreja.

            Porém, Jesus nos demonstra que, como em todas as bem-aventuranças, seus discípulos devem viver tão intensamente a Justiça dos céus que acabam sendo perseguidos pelos homens. Somos abençoados quando nos vemos perseguidos por amor a Cristo, seu Reino e sua perfeita Justiça.

             É irônico que Jesus ensine que seus discípulos são perseguidos por causa da justiça logo em seguida de dizer que eles devem ser pacificadores. Porém, isso acontece porque, em nossa tentativa de estabelecermos a paz, muitas acabam por se recusarem a viver em paz conosco, pois nem todas as tentativas de reconciliação são coroadas com sucesso.

            A perseguição acontece não por causa de nossas falhas e enganos. Acontece por causa da justiça (vs. 10) e por causa de Jesus (vs. 11); acontece pelo choque existente entre dois mundos completamente antagônicos: o Reino dos céus e o reino das trevas. A perseguição é a consequência do encontro entre esses "dois sistemas de valores irreconciliáveis."*

            Diante dessa perseguição, somos consolados pelas palavras de Jesus ("pois deles é o Reino dos céus"). Somos perseguidos aqui, mas teremos o nosso galardão nos céus. E por contemplarmos a realidade eterna, não precisamos nos preocupar com as coisas temporais. Não precisamos de vingança, pois conhecemos a graça. Não precisamos de justiça, pois Cristo se fez justo por nós. Diante das perseguições podemos nos alegrar e nos regozijarmos com as coisas eternas!

            Que possamos viver em comunhão com Jesus, passando por perseguições, tribulações, dores e sofrimentos, pois contemplamos o Reino de Deus e, com essa realidade maravilhosa, podemos nos alegrar e regozijar.

Em Cristo,

Pr. Thiago Mattos.

*John Stott em "Contracultura Cristã", editora ABU. (PP. 25 e 26)

Nenhum comentário: